A importância de manter a Saúde Bucal sempre em dia

Tempo de leitura: 3 minutos

Não existe uma época específica para nos preocuparmos com a Saúde Bucal. Precisa ser todos os dias, em todos os momentos, seja de trabalho ou lazer, é preciso estar em dia com os cuidados mais essenciais para manter nossos dentes saudáveis. E se agora que falamos neste assunto você se deu conta de que não está tomando os cuidados necessários, não se preocupe, sempre é tempo para recomeçar, colocar em prática aquilo que é fundamental para vivermos bem, e principalmente com a saúde em dia.

E a saúde bucal tem que ser como um todo, com o foco não somente nos dentes, mas sim no que acompanha o sorriso.

Já comentamos até aqui mesmo no blog, mas um sorriso bonito, harmonizado, de acordo com as características de cada pessoa eleva a auto-estima, melhorando e muito as relações pessoais em todos os níveis.

Mas e se ele não estiver em dia, que providências tomar?

As pessoas tendem a se preocupar menos do que deveriam com a Saúde Bucal, e elas esquecem que sempre temos o que melhorar. A Odontologia Estética avança cada vez mais, oferecendo aos seus pacientes tecnologias surpreendentes. Entender como isto funciona é apenas uma etapa do tratamento, e o que muitos esquecem é que o básico em se tratando de saúde bucal é muito importante também.

E isto vale para toda a família. Pequenos hábitos precisam ser incorporados desde cedo nos filhos, e isto irá evitar muitas doenças bucais. O mesmo vale para problemas estéticos da arcada, quanto antes tratar, melhor o resultado. Você já pensou que tudo isso pode virar uma meta para a família? Todos podem começar o ano por exemplo com uma escova nova, olha que ideia legal! Se for difícil todos acatarem a ideia, comece por você e se proponha a este desafio.

E já que falamos na escova, sempre compre uma que tenha a cabeça pequena para alcançar locais de difícil acesso durante a escovação, e com as cerdas bem macias. Escove sempre ao acordar, depois de todas as refeições e antes de dormir. O ideal é trocar a escova a cada 3 meses, pois as cerdas quando estão desgastadas perdem um pouco sua eficácia no combate as placas bacterianas.

Evite ingerir alimentos que tenham uma coloração forte e que mancham os dentes como café, refrigerantes, chocolate, açaí. E claro, o cigarro, este deve ser uma meta não só no cuidado com a saúde bucal, mas pela saúde em geral. Parar de fumar é ganhar qualidade de vida e se libertar de vez de substâncias tóxicas que tanto fazem mal.

E que tal aproveitar esta onda dos alimentos funcionais e passar a ingerir menos açúcar? Seus dentes serão beneficiados!

Estes cuidados são os mais básicos, que devem ser mantidos todos os dias do ano, mas você já marcou sua próxima visita ao dentista? É preciso fazer uma avaliação mais precisa do estado dos seus dentes, e o principal, conversar com o seu dentista do que pode ser melhorado. Estamos quase chegando ao final do ano, mas sempre é tempo de tomar a decisão de se cuidar e adquirir bons hábitos.

Afinal sabemos que prevenção sempre é o melhor a ser feito para evitar imprevistos. Porque se estiver tudo bem com a saúde bucal vocês podem chegar a conclusão de que dar início a algum procedimento estético pode ser uma boa ideia, mesmo que seja começando com um simples clareamento dental, ou quem sabe aplicar botox ou preenchimento? São ótimos procedimentos, que irão complementar todos os seus cuidados.