Dicas de como tratar e prevenir a Dor de Dente

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma dor que incomoda muito, aguda e latejante, e que muitas vezes chega a ser até mesmo incapacitante, atrapalhando nossas atividades do dia a dia e até mesmo o convívio com outras pessoas, podendo haver febre e inchaço, assim é a Dor de Dente.

E se há dor é porque algo está errado em nosso organismo e temos que investigar. Ela nos pega de surpresa e pode até mesmo refletir para outras partes do corpo e uma das principais queixas é o aumento das dores de cabeça. Na verdade esta Dor de Dente pode ser até um reflexo de problema em outra parte do corpo que não seja a boca. Outra causa bastante comum é quando o dente sofreu algum tipo de fratura mas que não pode ser vista a olho nu, portanto se torna ainda mais difícil de detectar, somente através de radiografias ou tomografias.

Enfim, é algo que precisamos tentar evitar ao máximo, e com medidas simples de cuidados bucais podemos fazer isto.

Cárie, um problema muito comum

Existem diversas causas que causam a dor de dente, vamos relacionar aqui algumas delas. A cárie é um dos principais motivos de uma dor de dente. Ela é um problema bucal bastante comum e que acomete a maioria dos pacientes. E como ela atua? Então, a Cárie está relacionada a quantidade de açúcar ingerido, na verdade você não precisa eliminar totalmente o açúcar de sua alimentação, apenas ficar atento(a) para fazer uma boa limpeza bucal logo após ingeri-lo, ou seja, manter seus cuidados de rotina em dia, aí com isso o risco de cárie diminui bastante. Porque uma vez que você deixa em sua boca restos de alimentos, as bactérias se proliferam, tornando o ambiente apto para o desenvolvimento de várias Doenças Bucais. Ela geralmente começa apenas como um sensibilidade leve no dente, podendo evoluir para a polpa dentária e ficar ainda mais grave.

Gengivite e bruxismo

Doenças Gengivais também podem causar Dor de Dente devido ao seu processo inflamatório e infeccioso. O nascimento do siso também causa muita dor porque força a gengiva, e é uma queixa bastante comum. Agora falando um pouco sobre o Bruxismo, ele talvez, junto com a cárie, seja um dos maiores responsáveis pela Dor de Dente, e principalmente, dores de cabeça. O paciente que é diagnosticado com Bruxismo passa por momentos de muita dor, sendo pra ele muito incapacitante, porque ele acha que será difícil controlar esta ação de “ranger os dentes”. Mas temos hoje diversas técnicas para aliviar o bruxismo, sendo uma delas, a aplicação da Toxina Botulínica ou Botox, em pontos estratégicos, trazendo um alívio quase imediato ao paciente.

  Dentes desalinhados

Quando a pessoa possui dentes desalinhados, pode vir a ter Dor de Dente em função da dificuldade de higienização no local, além de desenvolver outros problemas bucais, mas principalmente acarretam muitas dores de cabeça, e até mesmo dores de coluna, podem acreditar! Nestes casos a ortodontia possui soluções modernas que irão corrigir de maneira muito eficiente.