Tempo de leitura: 3 minutos
Quando chega o verão tudo o que as pessoas querem é desfrutar desta época tão deliciosa! Ir para a praia ou piscina, passeios ao ar livre…E isto é sinônimo de que? Muita exposição solar!
Todos nós conhecemos bem os efeitos que o sol causa na pele, especialmente quando esta exposição acontece sem a proteção adequada. O principal deles e mais comum, é o bronzeamento. Uma pele bronzeada é muito bonita e, por isto, é um padrão estético buscado por muitas pessoas. O bronzeamento é uma consequência da reação da pele à radiação solar. Acontece na maioria dos casos em pessoas de pele clara, onde ocorre um escurecimento do local que foi exposto.
O nível de radiação varia durante o dia, e, de 10 às 16h ela é realmente muito forte. Neste período o ideal mesmo é evitar a exposição, ou caso não seja possível, usar um filtro solar, aplicado 30 minutos antes, que irá bloquear os raios UVA e UVB, e outros complementos como guarda-sóis, bonés e camisetas, pois tomando estes cuidados as chances de se adquirir um melanoma (câncer de pele) ou até uma queimadura mais grave, irão cair consideravelmente. E se você passa muito tempo na água, não esqueça que o protetor deverá ser reaplicado a cada 2 horas. Ah, e não vá pensando que se o dia estiver nublado os cuidados não precisam acontecer, pois os raios UVA e UVB atuam da mesma maneira.
Então, com base nestas poucas informações que te passamos de início, temos a certeza que você já chegou à mesma conclusão que nós, pele e sol não combinam!
Claro que, quando os devidos cuidados não foram tomados, pois o sol também é uma excelente fonte de reposição de vitamina D. Mas, voltando ao nosso assunto que fala exatamente destes efeitos nocivos à pele, vale lembrar que o foto-envelhecimento se dá quando ocorre uma ruptura na produção de colágeno da pele, danificando suas fibras, e com isso prejudica a produção de elastina, que não fica normal. E não se trata do envelhecimento causado pela idade, mas sim pela exposição excessiva aos raios solares.
Então, no verão, temos dois grupos de pacientes para se submeterem a alguns procedimentos estéticos: os que chegam até nós com uma pele apresentando foto-envelhecimento, e os que possuem uma pele boa mas que durante o verão querem continuar se cuidando.
Com base nisso vamos falar sobre o que pode ou não ser feito. Procedimentos como Botox e Preenchimento podem ser feitos durante o verão, sem nenhum problema. O único cuidado é evitar o sol por um período de até 48h após a aplicação. E uma das grandes vantagens de aplicar o Botox no verão é que muitas pessoas, ao se exporem ao sol, normalmente fecham o olho por causa da luz, e este movimento repetido algumas vezes, vai criando um “vinco” entre as sobrancelhas, acima dos olhos. Com a aplicação do Botox, este músculo é paralisado, evitando justamente as rugas de expressão na testa e as famosas “pregas” entre as sobrancelhas.
E o preenchimento facial também pode ser feito durante o verão, o que é excelente, uma vez que o Àcido hialurônico, por ter como principal função reter água, confere volume e hidratação à pele que foi tão ressecada pelo sol.