Saiba como cuidar da saúde bucal do seu bebê

Tempo de leitura: 3 minutos

Começar hábitos de Higiene Bucal não é apenas quando nasce o primeiro dentinho na criança. Você sabia que começa muito antes, quando o bebê está ainda na barriga da mãe? Pois é, pode parecer estranho mas é verdade! E vamos listar aqui todos os cuidados dentro da Odontopediatria, para cada fase da criança.

É muito importante a grávida ter consciência disto, de que uma alimentação correta irá influenciar diretamente na Saúde Bucal do seu bebê, portanto temos que deixar claro, o que evitar, o que é essencial e não pode ficar de fora, entre outras dicas. E depois, quando o bebê nasce, ter a orientação correta de quando iniciar os primeiros cuidados bucais, para que ele leve isso por toda uma vida.

Colaborando para uma dentição saudável

A dica principal para as gestantes nesta fase além de uma alimentação equilibrada é: beba muito leite! O leite irá ajudar na formação da dentição do bebê devido a quantidade de cálcio presente nele. E mais do que ter uma alimentação equilibrada é muito importante a grávida ficar atenta à sua própria saúde bucal, pois muitas doenças bucais podem ser passadas para o bebê, por isso é tão importante o acompanhamento odontológico nesta fase, afinal é inevitável que a gestante passe por muitas transformações, hormonais, físicas, entre outras. E isto é comprovado através de estudos e pesquisas, que a produção de hormônios pode ocasionar ou agravar infecções sérias como periodontite, que é a inflamação da gengiva, e se não for detectada no início pode acarretar inclusive na perda do dente. Uma situação como esta pode fazer até mesmo que a grávida entre em trabalho de parto prematuramente. Por isso durante este período é importante visitas regulares ao dentista para evitar este tipo de situação.

Após o nascimento quais cuidados tomar?

Então, o bebê nasceu, que alegria! Mas não vá pensando que por ele ainda não ter a dentição formada os cuidados diminuem. Muito pelo contrário, a partir daí a rotina de cuidados bucais já deve começar, até mesmo para ele inconscientemente ir se acostumando. Mas esses cuidados começam pela limpeza da gengiva, que está muito sensível, sendo preparada para a chegada dos primeiros dentinhos. Limpe-a com cuidado, de preferência com uma gaze enrolada no dedo com água mineral. E esta Higienização Bucal já é o suficiente, pois até o nascimento dos dentes não é aconselhável utilizar creme dental, e deve ser feita principalmente após a ingestão do leite materno. Não esqueça de passar na língua e também nas bochechas.

 O primeiro dentinho apareceu!

tabela_nascimentosdentes-630x484Este é um momento de muita emoção! Como você mamãe já está craque na limpeza bucal mesmo antes deste primeiro dentinho aparecer, basta agora somente continuar a rotina, apenas acrescentando alguns cuidados. Primeiro vamos entender, o nascimento dos dentes acontece por volta dos 6 meses do bebê, e esta fase é um pouco difícil porque o bebê sente um desconforto muito grande, e com isso pode ter algumas crises de choro ou ficar um pouco mais irritado.

É indicado comprar mordedores para aliviar essa “coceirinha” na gengiva, e a partir do nascimento já pode começar a escovar o dentinho em torno de 2 vezes por dia, sempre lembrando que tem que ser com uma escova específica, própria para a idade do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *