Ronco: Soluções dentro da Odontologia

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando contamos em uma roda de amigos ou família que nosso marido ou esposa ronca fazendo uma verdadeira “sinfonia” de sons durante o sono, isso pode até parecer engraçado e geralmente gera muitas gargalhadas, inclusive da própria pessoa que é acometida desse mal. Mas no fundo essa é uma situação que incomoda muito, comprometendo até mesmo a auto estima e qualidade de vida de modo geral. Passar a noite roncando atrapalha a qualidade do sono profundo, fazendo com que no dia seguinte a produtividade caia, aumentando a distração e o cansaço. Vamos entender um pouco mais sobre todo este processo agora.

Definindo o Ronco

Podemos definir o ronco como o som decorrente da vibração dos tecidos durante a passagem de ar na faringe, devido ao estreitamento das vias respiratórias, e vários fatores, de acordo com a característica de cada um, irão influenciar na causa deste ronco.

Na verdade não existe tanto motivo para risadas, pois esta situação tão incômoda que é roncar, pode ser considerada uma doença. Ela acomete em torno de 50% da população brasileira, em sua maioria adultos, idosos e mulheres em pós-menopausa e pode evoluir para problemas mais sérios, como uma crise de Apnéia do sono, ou até mesmo uma parada cardíaca. A Apnéia pode não matar, mas sim desencadear outras doenças que matam, como o infarto. Mas é claro que este ronco pode ser de uma situação recorrente, quando o indivíduo está dormindo de costas, ou de boca aberta devido ao cansaço de um dia de trabalho, isto é muito comum, pois caímos em um sono muito profundo.

 O que a Odontologia pode fazer por você

Nesta situação do ronco, é normal o paciente ficar na dúvida entre qual profissional procurar. Ao chegarem ao consultório, muitos já tiveram passagem em pneumologistas, otorrinolaringologistas, e é claro que dependendo do caso, eles realmente irão resolver o problema, mas às vezes é algo simples, como um problema de arcada dentária e mandíbula, que requer a atuação de um cirurgião dentista. Na verdade, o que queremos ressaltar aqui  é que, algumas vezes, o tratamento desse tipo de problema, requer uma atuação multidisciplinar, com diferentes profissionais, em suas respectivas especialidades, trabalhando juntos para ajudar a solucionar o problema do paciente.

Outro problema que pode afetar muito o sono é o Bruxismo. Nesses casos, a indicação pode ser de uso de uma placa mandibular durante o sono. Outra opção para tratamento de Bruxismo é a aplicação de Botox, inclusive já falamos disso no texto O Uso Terapêutico do Botox , e os resultados são muito bons. Para outros casos o tratamento ortodôntico é muito eficiente.

Aparelho Intraoral

Como funciona esse tipo de aparelho? O aparelho intraoral deve ser usado na hora de dormir. Ele basicamente faz com que a mandíbula se reposicione, fazendo assim com que o ar circule com mais facilidade, sem barreiras. Ele se assemelha a um aparelho móvel comum, e pode ser retirado a qualquer momento. Lembrando que sempre é preciso cuidar da saúde bucal, pois dentes saudáveis contribuem para que o tratamento tenha um resultado satisfatório. Bom, para tratar o ronco pode-se perceber que é necessário até mesmo mudar todo um estilo de vida, mas vale a pena, sua saúde agradece!

Gostou do texto? Compartilhe e deixe aqui o seu comentário!