Tempo de leitura: 3 minutos
O nome pode soar estranho, afinal você já ouviu falar em “Bola de Bichat”? E “Bichectomia”, lhe parece mais familiar?
Bichectomia é um procedimento já consolidado no meio científico que tem se tornado bem popular no Brasil, e uma das cirurgias mais procuradas em consultórios e clínicas.
O nome foi dado em homenagem ao fisiologista e anatomista francês Marie François Xavier Bichat, foi ele que citou, na literatura médica esta estrutura na face.
A maioria das pessoas que procuram pela Bichectomia está buscando uma face harmonizada e um rosto mais fino, pois é a cirurgia ideal para quem quer um contorno definido nas maças do rosto. Todas as pessoas possuem este volume de gordura na face, e dependendo da genética ele será maior ou menor. Existem casos em que a pessoa já tentou de todas as maneiras perder a bochecha, seja através de uma dieta mais equilibrada, utilizando maquiagem, e às vezes até consegue ter sucesso no objetivo, porém o período de duração é de apenas algumas horas,no caso da maquiagem, ou não consegue manter um peso que deixe seu rosto mais fino por mais tempo, porque em algumas pessoas o excesso de bochechas não está diretamente ligado ao peso e por isso acabam optando pela Bichectomia.
Ter as maçãs do rosto suavizadas e bem definidas é sinônimo de beleza, mas se isto não foi possível de maneira natural, é sempre bom saber que podemos contar com outros recursos com o objetivo de alcançar um rosto bem esculpido. Estrelas como Angelina Jolie, Megan Fox, entre outras, são conhecidas por terem se submetido à Bichectomia, por isso a cirurgia é chamada de “cirurgia das estrelas” e bem popular principalmente nos Estados Unidos.
A cirurgia consiste na retirada da “Bola de Bichat”, que é uma estrutura composta de gordura, através de um pequeno corte feito dentro da boca, e fechado com fios absorvíveis, e é realizada de forma bem simples, com duração em média de 40 minutos. O procedimento é feito em consultório, sem a necessidade de internação, e na maioria das vezes com anestesia local e sedação leve. É necessário ter no mínimo 18 anos para fazer a cirurgia, os riscos são praticamente mínimos, mas como em qualquer cirurgia é fundamental a escolha de um bom profissional, para que ele consiga controlar no momento da cirurgia algum tipo de imprevisto que possa surgir, mais especificamente no caso da Bichectomia, o corte é feito próximo de terminações nervosas e canais salivares, e o dentista é o tipo de profissional muito capacitado para lidar com estas questões.
O que fica mais evidente no pós-operatório é o inchaço, por isso é importante que o paciente tenha alguns cuidados, como colocar compressas de gelo no local pelo menos 3 vezes ao dia, comer alimentos mais pastosos e ingerir bastante líquido. É bem interessante fazer logo após a cirurgia uma drenagem facial. Na primeira semana após a cirurgia, recomenda-se repouso relativo, evitar atividades físicas e exposição prolongada ao sol.
O principal benefício da Bichectomia é o afinamento discreto do rosto, fazendo com que o sorriso fique mais harmônico. Para deixar o rosto ainda mais bonito, pode ser interessante fazer, após a Bichectomia, procedimentos adicionais como preenchimentos, lifting, fios de sustentação, para que ocorra uma melhora na face como um todo e o resultado fique ainda mais satisfatório.