5 Dicas para um tratamento Ortodôntico Eficiente

Tempo de leitura: 3 minutos

Antes de dar início a um tratamento ortodôntico é importante entender o que é a Ortodontia e onde ela pode atuar. Ortodontia é a especialidade da Odontologia responsável pela correção e alinhamento dos dentes. Somente após a avaliação de um ortodontista que o seu tratamento será definido e planejado. Diversos problemas da arcada podem ser corrigidos pela Ortodontia e vamos falar aqui sobre alguns dos principais. Mas um tratamento ortodôntico eficiente é aquele que através da utilização de um aparelho consegue movimentar os dentes, controlando a mandíbula para que o alinhamento fique perfeito.

Preciso de usar aparelho?

A escolha do aparelho certo irá depender da gravidade de cada caso, mas hoje em dia a Ortodontia dispõe de soluções variadas, quebrando um pouco aquele mito de que o tratamento com aparelho é demorado e que irá afetar o paciente esteticamente de forma ruim. Aparelhos modernos, como os invisíveis por exemplo, surgem como um novo caminho, contribuindo para a melhora da auto-estima do paciente.

Alguns dos principais problemas e mais fáceis de serem identificados, que podem ser corrigidos com o tratamento ortodôntico são:

  . Dentes desalinhados: Quando o espaço dentro da arcada dentária é pequeno para o grande volume de dentes e eles ficam o que chamamos de “apinhados”, tortos.

  . Mordida cruzada: Quando a arcada superior se posiciona mais atrás e a inferior mais à frente ou vice-versa.

  . Diastema: São falhas localizadas entre os dentes.

E os aparelhos para correção destes problemas se dividem em fixos e móveis.

Agora vamos as dicas para que o seu tratamento seja um sucesso:

1. Escolha um ortodontista que você se identifique

É muito importante ter uma boa relação com o seu ortodontista, e ele ser uma pessoa que você tenha muita confiança, pois uma boa parte do sucesso do resultado terá a ver com esta troca dentista-paciente. Ouça com atenção todas as explicações dele, tire suas dúvidas e busque entender exatamente qual é o seu problema para acompanhar o progresso e correção após a colocação do aparelho. Com o seu ortodontista você pode se abrir, inclusive para escolherem juntos uma boa opção para que não mexa com a sua auto estima no sentido negativo.

2. Higiene bucal é fundamental

Sempre fazemos a questão de frisar a importância de manter sempre os dentes limpos e saudáveis, pois para dar início a qualquer tratamento eles precisam estar em boas condições, e principalmente no caso do tratamento ortodôntico, pois com a colocação do aparelho, seja fixo ou móvel, é preciso redobrar os cuidados, utilizar a escova recomendada, pois a boca estará mais suscetível à proliferação de bactérias caso a limpeza não seja bem feita.

3. Se notar algo diferente procure imediatamente o ortodontista

Tente ficar longe de alimentos muito duros ou que grudam com facilidade na boca, pois eles podem fazer com que alguma peça do aparelho se solte ou até mesmo quebre. Caso isto aconteça, procure na mesma hora o seu ortodontista, e não tente arrumar sozinho, pois poderá machucar a boca. Uma boa manutenção também contribui para que o prazo do tratamento seja alcançado.

4. Alívio para o momento do ajuste do aparelho

Alguns pacientes sentem muito desconforto após ajustarem seu aparelho. Para aliviar o ideal é ingerir alimentos mais pastosos, que não necessitam de mastigação.

5. E o mais importante: não falte às consultas!

Sabemos que imprevistos acontecem, mas é essencial comparecer em todas as consultas, no prazo determinado pelo ortodontista, para que o tratamento acabe no tempo que foi combinado, e para ter todo este acompanhamento e ver se a escolha do tipo do aparelho foi acertada!

Gostou do texto? Então não esqueça de compartilhar em suas redes sociais, e deixar um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *