O uso Terapêutico do Botox

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que o uso do Botox vai muito além do que se pode imaginar? Algumas pessoas não sabem, mas além da utilização para fins Estéticos, a Toxina Botulínica pode ser usada para resolver alguns casos bem específicos devido ao seu poder Terapêutico, melhorando muito a qualidade de vida de vários pacientes.

Como tudo começou

shutterstock_85838020Para entender o processo é preciso saber como tudo começou. O Botox é derivado da seguinte bactéria: Clostridium Botulinum, que é encontrada no veneno de cobra. A função principal do Botox é paralisar temporariamente o músculo, pois ele bloqueia a transmissão do estímulo nervoso que produz a contração muscular, e por causa disso ele chegou a ser usado primeiramente, há tempos atrás, em meados dos anos 60, por Neurologistas e Oftalmologistas, para controlar espasmos, ou seja, movimentos involuntários em pacientes, e outros problemas, como por exemplo, Estrabismo. A medida que os médicos começaram a utilizar percebiam que a região na qual havia sido aplicada a Toxina não apresentava tantas rugas como anteriormente, então a partir daí os olhares se abriram para esta nova possibilidade, de usar o Botox na prevenção de questões estéticas, sendo considerado muito seguro, minimamente invasivo, simples, eficaz, e uma das maiores revoluções quando se fala em Rejuvenescimento Facial.

O que podemos tratar além da Estética?

Então, comentamos acima que o Botox é um tratamento bem versátil, por isso é sempre tão comentado em congressos e tem se firmado durante todos estes anos. Vamos citar agora outras possibilidades de tratamento, onde o Botox atua para resolver questões funcionais, solucionando alguns tipos de problemas  e dando alívio aos pacientes.

bruxismoComeçando pelo Bruxismo, que tem como principal sintoma uma forte dor na mandíbula, e na maioria dos casos se torna um hábito inconsciente, que ocorre quando a pessoa está dormindo, e que, ao acordar começa a sentir fortes dores de cabeça e os dentes doloridos.

Pode ser muito prejudicial porque este “apertar” dos dentes pode causar um grande desgaste nos mesmos, além de lesionar o osso e o músculo Masseter. Pode até ser solucionado de outras formas mais convencionais, como por exemplo a utilização da placa protetora durante a noite, mas com a aplicação da Toxina os resultados são surpreendentes, porque ela faz com que este músculo da mastigação fique relaxado, sem ter uma contração total, o que alivia a força que o paciente faz ao ranger os dentes. O período de duração do Botox no organismo é o mesmo que quando aplicado para fins Estéticos, em torno de 6 meses.

E como consequência da melhora em relação ao Bruxismo, o paciente tem a diminuição das dores de cabeça Orofaciais, ou também conhecidas como Cefaléias Tensionais. Os sintomas começam a apresentar melhora em um período de 7 a 15 dias após a aplicação, e o que mais se percebe é em relação à frequência destas dores, tendo um maior espaçamento entre uma e outra.

Citando um pouco outros procedimentos, você sabia que o Botox pode auxiliar o paciente até mesmo na recuperação da cirurgia de Implante com Carga Imediata? Sim, e isto se dá ao fato dele ter o poder de atuar na potência mastigatória, fazendo com que ela fique mais branda para que a Osteointegração seja feita com sucesso.

É muito interessante observar a ação do Botox também em casos de assimetrias faciais. Se o paciente por um longo período forçou sua mastigação apenas de um lado  da face isto pode ocasionar um volume nesta região, tornando assim o rosto assimétrico. A Toxina vai agir diretamente ali nas fibras que foram hipertrofiadas, fazendo com que o rosto recupere a sua simetria. Outra situação que é comum entre pacientes, os inibindo de sorrir, e que pode ser solucionada com a aplicação do Botox, é o famoso “Sorriso Gengival”. Ele irá atuar diretamente no músculo que é responsável pelo lado superior, resultando uma gengiva menos exposta. Este é um caso clássico da aplicação terapêutica do Botox, e muito solicitado em nosso consultório.

Por tudo isto o Botox é tão revolucionário, pois além de atuar em questões Estéticas, ele também provoca alívio aos pacientes em diversas outras questões.