Tempo de leitura: 3 minutos
As Bolas de Bichat são estruturas que podem ser removidas através da cirurgia de Bichectomia. A origem deste volume nas bochechas é muitas vezes de causa genética, assim como bolsas de gordura embaixo dos olhos. A Bichectomia tem se tornado muito popular, principalmente no meio artístico, mas ainda assim existem muitas dúvidas em torno dela. Resolvemos então, abordar em nosso blog os mitos e verdades sobre ela.
1. APENAS CIRURGIÕES PODEM FAZER BICHECTOMIA EM SEUS PACIENTES.
MITO. Além do cirurgião plástico, os cirurgiões dentistas são também profissionais super aptos a realizarem a Bichectomia em seus pacientes, pois este procedimento é realizado por dentro da boca, que é uma das principais áreas em que a odontologia atua. É necessário conhecimento da anatomia das estruturas da face (músculos, glândulas e ductos, nervos, artérias e veias, etc), o que nós dentistas conhecemos bem! O dentista passa, ao longo de sua formação, por um exaustivo estudo da anatomia, se torna plenamente capacitado, e possui domínio sobre a face assim como o médico, além da mesma busca por novas técnicas e novos materiais. O mais importante é buscar um profissional experiente e bem indicado.
2. A CIRURGIA DE BICHECTOMIA É RÁPIDA.
VERDADE. A Bichectomia tem duração de em média 40 a 60min, pois são feitos cortes bem pequenos, no interior da boca, após anestesia local.
3. FAZER BICHECTOMIA É DOLOROSO.
MITO. Claro que em relação a dor, sabemos que ela depende muito da sensibilidade que cada pessoa tem, mas de modo geral, a cirurgia é bem indolor como um todo, tanto durante quanto no pós-operatório.
4. COM O EMAGRECIMENTO AS BOLAS DE BICHAT SOMEM.
MITO. Muitas pessoas emagrecem e continuam com o excesso de gordura nas bochechas por isso não tem necessariamente a ver com o aumento ou diminuição do peso corporal, podendo ser genético inclusivo, como citamos no início do post.
5. O ENVELHECIMENTO FACIAL É ACELERADO PELA BICHECTOMIA.
MITO. A cirurgia não acelera o envelhecimento, pois as Bolas de Bichat não estão relacionadas à gordura subctânea que é a responsável pela sustentação da pele. A gordura subctânea é que está diretamente ligada às alterações trazidas pelo envelhecimento. Esta gordura sofre a ação da gravidade com os anos e começa a ser perdida nas partes mais superiores e a se depositar em pontos mais baixos da face, causando as conhecidas marcas de expressão – bigode chinês, boca de marionete e bochechas de buldogue. Removendo as Bolas de Bichat, teremos uma diminuição do fator gravidade sobre as bochechas.
6. POR SER UMA CIRURGIA SIMPLES É IMPOSSÍVEL OCORRER COMPLICAÇÕES.
MITO. Assim como em toda cirurgia, a Bichectomia pode ter complicações, por isso é tão importante operar com um profissional capacitado, pois se não forem tomados os devidos cuidados, podem ocorrer lesões em nervos, podendo causar até mesmo uma paralisia facial. Outro risco é, dependendo do local do corte, lesionar o ducto que transporta saliva.
7. O PÓS-OPERATÓRIO É SEMELHANTE AO DE UMA EXTRAÇÃO DE SISO.
VERDADE. O local fica apenas um pouco inchado, por isso a drenagem linfática é tão indicada. A alimentação ideal é com alimentos pastosos e evitar os quentes, além de ficar em torno de 7 a 10 dias sem praticar atividade física. Quanto ao afastamento do trabalho, pode ser necessário de 01 a 03 dias, por causa do inchaço. Geralmente os pacientes voltam a sua rotina normal praticamente na mesma semana em que foi feita a cirurgia.
8. A BICHECTOMIA TEM APENAS BENEFÍCIOS ESTÉTICOS.
MITO. Apesar de ser bem mais frequente sua realização em pessoas que querem afinar o rosto e definir os ângulos da face, a Bichectomia é muito indicada para pacientes que mordem o interior das bochechas.