Tempo de leitura: 3 minutos
O processo de envelhecimento da pele passa por diversas etapas. Pode ser causado por agentes externos como cigarro, poluição, sol, este último sendo considerado o maior vilão. E por agentes internos, como o processo natural da pele, que acontece de forma gradual.
E durante este envelhecimento natural e lento da pele, vão surgindo as famosas e não tão desejadas rugas. Elas podem surgir como linhas de expressão na testa, ou como os famosos “pés-de-galinha” perto dos olhos, e podem ser tratadas desde cedo ou atenuadas. atenuá-las. A pele de todas as pessoas envelhece, mas alguns hábitos, se adquiridos desde cedo, como ingestão de alimentos saudáveis e muita água, uso de protetor solar, evitar enrugar muito a testa, etc, ajudam a minimizar os efeitos do envelhecimento. De qualquer forma, seja o envelhecimento natural ou por falta de hábitos saudáveis, temos hoje procedimentos e produtos para nos ajudar a recuperar o viço que foi perdido. Antes de falarmos sobre o ácido hialurônico propriamente dito, vamos entender um pouco como funciona o processo do preenchimento, procedimento no qual o ácido é injetado.
É normal que a pele, ao longo dos anos, perca volume e ganhe flacidez, e o preenchimento entra justamente aí, repondo este volume, preenchendo as rugas e remodelando os contornos da face. E no preenchimento pode ser utilizado produtos que são permanentes ou absorvíveis pelo organismo do paciente.
E aí chegamos no Ácido Hialurônico. Substância naturalmente presente no organismo humano, que atua preenchendo o espaço entre as células e hidratando a pele. Listamos aqui as 5 principais dúvidas em relação a este ácido tão comentado:
1. Qual a principal indicação para a utilização do Ácido Hialurônico?
O Ácido Hialurônico é conhecido pelo seu poder de volumização. Ele pode ser usado nos lábios, contornos da face, no nariz, por isso é indicado para os tratamentos que irão combater o envelhecimento da pele, ou então em lugares que o paciente queira ganhar volume, como lábios, entre outros.
2. Existe algum cuidado ao aplicar o Ácido?
O principal é fazer uma avaliação com o profissional, que pode ser um dermatologista, cirurgião plástico ou cirurgião dentista, que irá fazer o procedimento. Evitar bebidas alcoólicas e alguns medicamentos que o próprio profissional irá orientar.
3. O Ácido Hialurônico pode causar alguma reação indesejada?
Mesmo sendo uma substância biocompatível, o ácido pode causar reações que muitas vezes nem se tem explicação científica, por isso o profissional deve ficar atento a todos os cuidados, como higienização, doenças pré-existentes do paciente, entre outros.
4. Qual a durabilidade do Ácido Hialurônico após ser aplicado na pele?
A durabilidade irá depender de fatores como características de cada paciente e da durabilidade do produto, mas geralmente varia entre 06 a 18 meses.
5. Grávidas podem aplicar Ácido Hialurônico?
Não é aconselhável a aplicação injetável de ácido hialurônico durante a gravidez, e nem durante a lactação.
6. De que maneira o Ácido é aplicado na pele?
Ele é aplicado através de agulhas ou microcânulas, e se incorpora aos tecidos após ser injetado.
O Ácido Hialurônico está aí para ser usado a nosso favor, para que possamos aproveitar com segurança de todos os seus benefícios, pois é um produto revolucionário e o melhor, com características do nosso próprio organismo.