Tempo de leitura: 3 minutos
Lentes de contato dental ou facetas, como também são chamadas, se tornaram a grande aposta da odontologia estética da atualidade quando falamos em recuperação do sorriso. Com elas, o paciente que possui falhas ou desgaste dentário, consegue através de um planejamento preciso, ter o sorriso com que sempre sonhou.
E esta grande procura pelas lentes se deve ao fato de que o tratamento acontece sem grandes complicações, com um desgaste mínimo dos dentes e sem anestesia. A naturalidade do resultado também contribui para que as lentes ganhem cada vez mais adeptos. E isto se dá ao fato da qualidade de seu material, que é composto por laminados de porcelana bem finos, e que são aplicados por cima de cada dente.
Mas muito se tem falado por aí sobre as lentes de contato dental, por isso vamos esclarecer agora alguns mitos e verdades.
Lentes de contato dental e facetas de porcelana são a mesma coisa
Mito. Apesar de serem feitas do mesmo material, a porcelana, e o procedimento ser muito parecido, a diferença é que, no caso das facetas, os dentes precisam sofrer um desgaste maior na aplicação, ao contrário das lentes, que por serem bem finas, requerem um desgaste mínimo ou até nenhum desgaste para serem aplicadas.
Antes da lente ser aplicada é feito um Mockup
Verdade. Durante a consulta, o dentista irá traçar junto com o paciente todo o planejamento, e através de um protocolo fotográfico e simulação digital, ele irá traçar o novo sorriso. Após esta etapa é feito um mockup que servirá para mostrar ao paciente exatamente como será o resultado final. O mockup nada mais é do que uma técnica para simular o antes e depois do paciente, dando uma visão a mais perto do real possível.
O tratamento com as lentes de contato dental é demorado
Mito. O tratamento em geral é bem rápido, em torno de 30 dias já dá para já visualizar o resultado final.
A técnica é irreversível
Mito. Nem sempre é irreversível. Em muitos casos, não há necessidade de nenhum desgaste para fixação das lâminas de porcelana, tornando o procedimento reversível. Em outras situações, em que há necessidade de desgaste, por menor que seja, sua estrutura ficará um pouco enfraquecida, aí para corrigir isto será um pouco complicado. É bom ressaltar neste tópico o quanto é importante a boa comunicação entre você e seu dentista. Caso não ocorra esta boa comunicação o dentista pode não conseguir transmitir as reais condições de mudança para o paciente, e o resultado devido a isso será frustrante.
Não tem problema colocar as lentes de contato com os dentes amarelados
Mito. Isto pode ser um problema sim. Por serem de uma espessura bem fina, as lentes podem não conseguir cobrir inteiramente a coloração do dente que está por baixo, por isso talvez seja interessante o paciente, caso tenha o dente muito amarelado, fazer um clareamento prévio. Em todo caso, é muito importante uma conversa com o cirurgião dentista sobre a cor final que você deseja para os seus dentes.
As lentes de contato dental podem ter duração de até 10 anos
Verdade. De acordo com as pesquisas, as lentes possuem esta duração, em torno de 10 anos. Mas para isso, o paciente precisa ter após o tratamento todos os cuidados básicos com a saúde bucal.
Realmente as lentes de contato dental são uma ótima opção para manter ou mudar o sorriso, converse com o seu dentista sobre um tratamento personalizado e aproveite todos os benefícios desta tecnologia.