Tempo de leitura: 3 minutos
O medo existe quando estamos prestes a encarar alguma situação desconhecida, isto é normal, mas não podemos deixar ele nos paralisar. Percebemos que o medo é uma característica bastante comum em pacientes que vão se submeter a algum procedimento Odontológico, seja nos mais básicos como extração de cárie ou em casos de cirurgia, como a de Bichectomia – procedimento estético para o rosto, por exemplo.
Fundamental conversar com seu Dentista
Uma relação de muita transparência e confiança precisa ser estabelecida no primeiro contato com o seu cirurgião dentista, pois se não for assim o tratamento não irá fluir da forma esperada, comprometendo assim o resultado. E vai muito além de ter somente conhecimento técnico. Um bom profissional consegue unir o melhor dos dois mundos, procurando entender as expectativas do paciente, escutando com carinho suas histórias, entendendo seus medos, gerando assim uma relação duradoura entre vocês. Sempre lembrando que quanto mais informação o paciente tiver mais confiante fica, isto é questão de segurança.
Mas de onde vem todo este medo?
Em primeiro lugar vem o medo da dor, e da grande vilã dos consultórios: a anestesia. Usada na maioria dos tratamentos básicos em consultório, ela já evoluiu bastante. Apesar de hoje existirem técnicas modernas para que a anestesia deixe de ser temida, alguns pacientes ainda possuem traumas que carregam desde a infância, o barulho do motorzinho, aquela sensação de verdadeiro pânico quando percebiam que estavam a caminho de um consultório odontológico, podendo evoluir para casos graves de fobia. Aí quando nos tornamos adultos percebemos que o ideal é ir mesmo regularmente ao dentista, pois isto significa prevenção, evitando tratamentos mais dolorosos e graves. Depois que esta etapa é vencida vão surgindo outros medos, o de não alcançar o resultado tão esperado, principalmente esteticamente.
Os medos na Odontologia Estética
Graças a tecnologia, cada vez mais avançada, os procedimentos estéticos para o rosto e cirurgias estão se tornando menos invasivos, ficando assim mais confortáveis de serem feitos. No caso da Odontologia Estética este medo ganha um pouco de força em outro sentido porque tem uma relação direto com a autoestima do paciente. Analisando primeiro o tratamento ortodôntico, o paciente procura o cirurgião dentista para corrigir muitas vezes um problema funcional, sendo que o estético acaba vindo como consequência. Então neste caso o paciente fica mais receoso se o aparelho irá machucar, ou se poderá utilizar a opção dos aparelhos invisíveis, entre outros. Já em procedimentos estéticos para o rosto como preenchimento com Ácido Hialurônico, Botox e até mesmo em cirurgias de Bichectomia, o grande medo é em relação à aparência, porque são situações nas quais problemas funcionais não serão resolvidos mas sim estéticos, então o que for feito ali muitas vezes será irreversível, principalmente no caso da Bichectomia, porque nos outros procedimentos estéticos para o rosto são aplicados substâncias, como o Ácido Hialurônico que mais tarde serão absorvidas pelo próprio organismo.
Lembrando que o profissional irá fazer um planejamento do seu caso e mostrará para você todas as implicações e como deverá ficar o resultado. Procedimentos estéticos para o rosto como o Botox e o preenchimento com Ácido Hialurônico são muito tranquilos e podem trazer excelentes resultados.
Então é isso, a solução é encarar os seus medos, conversar muito com o seu cirurgião dentista, para aproveitar todos os benefícios que um tratamento odontológico e um tratamento estético podem trazer à sua vida e saúde!