Tempo de leitura: 3 minutos
É importante ressaltar o tanto que precisamos ficar atentos à saúde bucal e sua influência em nosso organismo. Hálito puro é resultado de uma boa higiene bucal, por isso a maioria das doenças bucais ocorrem devido a falta de cuidados.
O que acontece em nossa boca interage com todas as nossas outras estruturas orgânicas. Não podemos mais limitar as doenças bucais apenas às cáries. As bactérias presentes na boca podem alcançar até mesmo órgãos que estejam longe da boca, você sabia disso? E isto por causa da proliferação de agentes nocivos, como fungos e bactérias, fazendo com que uma doença em um órgão interno possa se manifestar na boca.
É recomendado visitas regulares ao dentista, pelo menos de 6 em 6 meses, para que o diagnóstico da doença seja precoce, e para evitar que ela também se desenvolva.
Vamos citar agora as três principais doenças bucais e o que fazer para evitá-las.
AFTA
A Afta é um tipo muito comum de ferida bucal e é causada por um fungo. Não é contagiosa, e pode ser considerada como um problema simples, geralmente aparece após a ingestão de alimentos ácidos, mas ao mesmo tempo pode ser indício de uma doença mais grave, como um câncer de boca por exemplo. Ela pode surgir na língua ou no interior da boca. Muitas pessoas confundem a afta com herpes, mas a diferença é que herpes ocorre por fora da boca. A afta na maioria dos casos se cura sozinha, mas é bom ficar atento (a) ao momento que ela surgiu para avaliar a causa, se foi por baixa imunidade, por algum problema hormonal, ou falta de higiene bucal.
MAU HÁLITO
Também conhecido como halitose, o mau hálito é uma doença que começa na boca mas pode prejudicar o indivíduo também na convivência social, afastando pessoas. Ele pode começar a aparecer devido à falta de higiene bucal, infecções na boca, feridas, mas pode ser sinal de problemas bem mais graves, como diabetes ou gastrite. E um detalhe curioso em relação ao mau hálito é que os portadores muitas vezes não percebem o problema, sendo muitas vezes necessário a intervenção de algum amigo ou parente para sinalizar o problema.
GENGIVITE E PERIODONTITE
Chamamos de Gengivite a inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana. Ela pode envolver não só a gengiva, mas também o osso que dá suporte ao dente. A Periodontite é o estágio avançado da gengivite. E o grande risco de uma periodontite evoluir é por causa das bactérias, elas podem se disseminar para a corrente sanguínea. Além da falta de higiene bucal, a causa para a gengivite pode ser tabagismo, tártaro, chegando até mesmo a doenças mais graves como leucemia e aids.
Uma simples placa bacteriana pode ocasionar um óbito, já pensou sobre isso? Esta frase pode nos assustar, mas só reforça a necessidade dos cuidados que devemos ter com nossa saúde bucal, e voltarmos sempre o pensamento para uma visão macro, de que o nosso organismo está interligado e qualquer sinal diferente deve ser analisado com o máximo de atenção.