Tempo de leitura: 3 minutos
Sorrir sem nenhum constrangimento é uma das melhores sensações da vida. Sorrir e ainda mastigar sem preocupação…Isto sim é liberdade! Tudo isto pode ser proporcionado pela reabilitação oral, através da técnica de colocação de implantes.
Nossa clínica tem como uma das especialidades, a colocação de implantes dentários, através de tecnologias de diferentes países como, Alemanha, Suíça e Estados Unidos.
A cirurgia para colocação de implantes é feita diretamente no osso maxilar. São colocados pinos, fazendo lembrar parafusos, de titânio, que servirão de suporte para a prótese que virá em seguida. Atualmente os implantes são feitos com técnicas da odontologia restauradora, e por isso, proporcionam ao paciente o máximo de conforto, em todas as etapas do processo.
É possível voltar a ter uma vida normal, mastigando com a mesma intensidade de antes. O planejamento do tratamento irá depender de como estará a situação da perda dentária de cada paciente, a partir daí, é possível montar um cronograma mais específico.
Mas para ajudar você, preparamos uma listinha com 5 dicas essenciais que irão ajudar no sucesso de seu tratamento:
1. Se vamos dar início ao tratamento, que seja da melhor forma, ou seja, escolhendo um profissional capacitado e muito experiente, que irá avaliar corretamente sua saúde bucal.
2. Converse com o profissional sobre qual o melhor tipo de prótese. Hoje existem materiais que imitam quase perfeitamente a cor natural do dente, como porcelana, e-max, zircônia.
3. Nem sempre é aconselhável utilizar enxaguante bucal, utilize apenas com recomendação do seu dentista, pois dependendo da composição, ele poderá prejudicar o material da prótese.
4. Se você é fumante, prepare-se para largar o cigarro, porque este detalhe prejudica, e muito o processo de cicatrização e manutenção do implante.
5. Muita atenção na hora da escovação. Sempre escove os dentes logo após as refeições, utilizando uma escova de cerdas macias, evitando ao máximo movimentos bruscos. Existem escovas menores, as interdentais, que são específicas para a limpeza de implantes, vale a pena ter sempre uma por perto, e na hora de escolher a pasta de dente dê preferência às antibacterianas. É muito importante a retirada de todos os resíduos alimentares, para evitar o acúmulo de placa bacteriana ao redor do implante. Utilize todos os dias fio dental específico para higienizar os implantes.
6. Faça o controle do implante dentário com radiografias pelo menos 1 vez ao ano, e se por acaso surgir qualquer tipo de desconforto comunique imediatamente seu dentista.
7. A partir do momento que a prótese é colocada saiba que você terá que frequentar seu dentista com bastante frequência, pois em alguns casos uma limpeza mais profunda será necessária e talvez para fazer alguns ajustes nos parafusos.
Como todos os outros procedimentos odontológicos ligados à estética, o implante dentário possui uma relação direta com o psicológico do paciente, porque afeta também funções primordiais como a mastigação, ou o fato de não poder sorrir, dar gargalhadas e se sentir confortável com isso.
Não devemos nos referir ao implante dentário como um simples “preenchimento” de espaço entre um dente e outro. É muito mais que isso, é um trabalho conjunto, que envolve a capacitação do dentista, e envolvimento total do paciente, que deverá seguir a risca toda a prescrição do pós, para que sua rotina bucal seja restabelecida completamente.