Tempo de leitura: 3 minutos
Ter um sorriso perfeito já é uma realidade para a maioria das pessoas. Os tratamentos se tornam mais acessíveis, e as técnicas cada vez mais impressionantes e menos invasivas.
Um grande resultado de todos estes avanços dentro da Odontologia é a Lente de Contato Dental. Com esta técnica individualizada, o paciente consegue mudar completamente o sorriso sem precisar passar necessariamente pelo processo de colocar um aparelho ortodôntico, através de pequenos ajustes no dente, alinhando-o com o do lado por exemplo, e o melhor, conservando ou devolvendo o formato natural do dente. Ela pode ser aplicada também em apenas um dente ou em vários ao mesmo tempo.
Pelo nome às vezes é um pouco difícil compreender como é feito este procedimento, mas aqui vamos detalhar um pouquinho todo este processo, que têm conquistado os pacientes principalmente pela naturalidade de seu resultado.
Para começar, vamos falar sobre o material das lentes de contato. Elas são feitas de porcelana, super finas, com espessura em média entre 0,2 a 0,4mm, por causa disso são comparadas com as lentes de contato oculares, e podem ser colocadas com desgaste mínimo, preservando assim ao máximo o esmalte dos dentes, porque é muito comum as pessoas desistirem de procedimentos neste estilo pelo medo de desgastar uma estrutura dental que está saudável.
São indicadas de maneira específica para melhorar manchas, fraturas, desgastes e sinais de envelhecimento, do dente do paciente, além de poder aumentar o tamanho também.
O processo para se colocar a lente de contato começa a partir da confecção de um molde do dente do paciente, que logo em seguida será aprovado. Durante o procedimento o paciente não precisa ser anestesiado, pois diferentemente do processo para colocação de facetas, o das lentes não atinge a dentina.
É nesta fase de confecção do molde que o dentista irá corrigir todas as imperfeições, cor, e fazer assim todo o planejamento digital deste novo sorriso. Nesta etapa é muito importante o entendimento total entre profissional e paciente, para que contratempos posteriores sejam evitados. Radiografias e outros exames são feitos para oferecer suporte ao tratamento.
Após o planejamento ser aprovado, o dentista irá mandar o molde para um especialista em prótese, para que a lente seja confeccionada em uma impressora 3D, com materiais bem específicos. Este é uma fase do processo bem delicada e que o profissional trabalha quase de maneira artesanal.
A Lente de Contato tem como um dos maiores benefícios ser totalmente invisível, pois quando cimentada ela se adere ao dente mimeticamente, tornando-se praticamente um só, além de ser um material de excelente qualidade e durabilidade bem alta, em torno de 5 a 10 anos.
A duração de todo o tratamento vai variar dependendo da necessidade de cada paciente. Se for necessário fazer um tratamento gengival, pode levar em torno de 30 dias, mas também pode ser otimizado para 10 dias.
Depois que as lentes são colocadas, o paciente ainda precisa voltar ao consultório para o dentista avaliar a adaptação da gengiva, e revisar outros detalhes com a mordida, entre outros, voltando depois apenas para consultas de rotina, e no mais, vida que segue, agora com um sorriso ainda mais espetacular e personalizado.