Tempo de leitura: 3 minutos
Considerada uma das grandes descobertas da ciência, a toxina botulínica, ou “Botox”, é uma velha conhecida em consultórios e clínicas. Um dos seus grandes benefícios é fazer com que após a aplicação, a face ganhe um aspecto bastante natural. Ele atua com precisão, diminuindo a força da contração muscular, em rugas que ainda não estão formadas na face, chamadas de rugas dinâmicas, por isso é muito utilizado como preventivo.
Antes da aplicação, é necessário uma avaliação prévia do paciente, pois os seguintes fatores irão interferir no resultado, como dose utilizada, quantidade de expressões faciais, grau de sua regeneração neurológica, entre outros.
Depois de aplicado se pode ver o resultado próximo ao ideal depois de 15 dias, e com duração total de 6 meses. Utiliza-se apenas injeção, com agulhas bem finas para a aplicação do Botox. Existem estudos para serem lançados cremes que contenham a toxina, mas nada comprovado cientificamente ainda, pois é bastante difícil um creme chegar em regiões que somente injetado a toxina consegue chegar.
Na Odontologia, a toxina é utilizada em diversos casos com sucesso. Por exemplo em pacientes que sofrem de bruxismo e dores de cabeça. Neste caso é injetado nos dois lados do músculo masséter, que é o principal músculo da mastigação, com o objetivo de relaxar os músculos da face.
Outros resultados de sucesso do Botox são para correção do sorriso gengival, paralisando o músculo responsável pelo levantamento do lábio superior, além de atenuar rugas na face em geral.
Mas a aplicação na Odontologia não é apenas em questões funcionais. O dentista pode atuar utilizando o Botox na face como um todo, revigorando a expressão, atenuando rugas e como prevenção também.
É um procedimento super seguro, com praticamente nenhum efeito colateral.
O grande e único perigo é em relação à dose que vai ser aplicada, por isso o profissional precisa ser experiente e ter bastante cuidado, pois dependendo podem ocorrer paralisias faciais, deixar uma pálpebra mais caída do que a outra, ou a sobrancelha muito arqueada, dando a face uma expressão pesada.
Vale ressaltar que a pele não fica mais flácida após a aplicação do Botox, na verdade o que acontece é uma melhora da qualidade da pele em geral, em questão de flacidez e rugas, prevenindo o aparecimento de novas marcas.
É muito comum utilizar o Botox combinado a outros procedimentos, mesmo que seja no mesmo local não tem problema algum.
Os efeitos colaterais da aplicação podem ser hematomas na região e um leve inchaço, mas tudo isso desaparece nas primeiras horas após o procedimento. É necessário evitar movimentos bruscos para que não haja a migração da toxina para outros pontos, por isso o ideal é deitar algumas horas, pelo menos 4 e evitar atividade física por aproximadamente 2 dias.
A aplicação de Botox é mais uma alternativa da Estética Orofacial, da qual o profissional pode lançar mão para O dentista tem o privilégio com o Botox de fazer ajustes delicados em seu trabalho, dando um acabamento mais refinado e complementando algum outro procedimento. Os dentistas, através da especialização em Odontologia Estética, conseguem agir na face como um todo, trabalhando assim o bem estar completo de seus pacientes.