Tempo de leitura: 3 minutos
Já falamos sobre este assunto aqui no blog, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre exatamente qual a funcionalidade da lente de contato dental, e o principal, se a lente pode substituir o aparelho ortodôntico na correção de determinada falha estética do dente, será que ela pode ser pensada como uma alternativa pela sua funcionalidade? As lentes de contato podem ser sim uma ótima alternativa de tratamento, mas em casos bem específicos, principalmente por não causarem o desconforto que um aparelho ortodôntico pode causar.
Os aparelhos estéticos ortodônticos hoje em dia estão muito modernos, por isso mesmo são chamados de “estéticos”, porque podem ser até mesmo invisíveis, ou colocados atrás dos dentes, sem prejudicar o visual da arcada dentária. Então, passar anos com um sorriso metálico já não é mais uma realidade, mas mesmo assim muitos pacientes querem fazer as correções estéticas ou funcionais de seus dentes com um tratamento mais rápido e quase definitivo, e é na hora de decidir que as lentes de contato entram.
As lentes são feitas de porcelana, com uma espessura muito fina, e só após vários testes que elas se firmaram como uma alternativa segura. Já os aparelhos sempre foram conhecidos pela alta durabilidade de seus materiais e poder corretivo. Resumindo, quando as lentes surgiram era inegável seu poder de correção, porém os especialistas ainda tinham dúvidas em relação à sua durabilidade, e com o aparelho ortodôntico não tinha erro, ele sempre uniu as duas qualidades em um tratamento só: material duradouro e garantia de resultados satisfatórios.
A medida que as pesquisas foram avançando e foi comprovado de que as lentes possuem a longo prazo uma boa durabilidade, nos consultórios e clínicas foram sendo resolvidos casos que antes só eram possíveis com o uso de aparelho ortodôntico.
Mas em qualquer escolha qual seria o primeiro e principal passo?
Planejamento. Ele é fundamental porque é personalizado, feito para cada paciente e de acordo com suas necessidades específicas. Quando não ocorre este planejamento é mais arriscado que o resultado final não agrade o paciente, e o que é ainda mais grave, pode ocorrer um desgaste do dente muitas vezes sem volta. É preciso ter o cuidado de comparar os dois métodos, o que um terá no caso mais vantagem do que o outro, e esta conversa deve ser com o dentista e ortodontista juntos. É preciso levar em consideração muitos fatores como idade do paciente, estado dos dentes, o tempo que ele está disposto a investir no tratamento, entre outros.
Corrigir o posicionamento de um dente pode ser um dos casos clássicos de que a lente de contato dental aparece como melhor escolha do que o aparelho ortodôntico, porque muitas vezes o problema está com uma localização bem específica, não necessitando assim o uso de um aparelho por um longo período.
Desalinhamento da borda do sorriso também aparece como outro caso clássico da escolha pelas lentes de contato, pois é como se dessem apenas um leve acabamento ao dente, e é uma situação considerada simples e de um problema bem localizado, fazendo com que o resultado fique até mais natural.
Geralmente a escolha pelo aparelho ortodôntico depende muito do grau de do caso. Quando o paciente apresenta problemas estéticos e também funcionais, o aparelho tem uma melhor resposta de tratamento, mas outro ponto interessante é que estes tratamentos podem ser conjugados. De qualquer maneira somente uma avaliação específica lhe dará a resposta necessária e irá diminuir a ansiedade pelo resultado.